Programa Saúde em Foco - Epidermólise bolhosa

Programa Saúde em Foco - Epidermólise bolhosa

Nesta sexta- feira, no Programa Saúde em Foco,  da Rádio Excelsior da Bahia, AM 840, Patrícia Tosta, entrevistou  a enfermeira mestre em Saúde Coletiva pela UFBA, diretora  da Associação de Familiares, Amigos e Portadores de Epidermólise Bolhosa da Bahia (Afapeb), Louisa Huber.   Tema da entrevista : Epidermólise bolhosa.

Epidermólise bolhosa é o nome que se dá a um grupo de doenças não contagiosas de pele, de caráter genético e hereditário. A principal característica da forma congênita é o aparecimento de bolhas, especialmente nas áreas de maior atrito, e nas mucosas.

Os portadores de epidermólise bolhosa, chamados carinhosamente de borboletas, possuem grande sensibilidade da pele devido à falta de adesão entre as células da epiderme. Traumas, por menores que sejam, podem levar à formação de bolhas e ao descolamento da pele e causar um aspecto de queimadura. A doença pode se apresentar em várias formas: a simples é a menos grave, em que as bolhas e feridas aparecem nas extremidades do corpo, como mãos e pés; já a forma juncional, mais grave, afeta também a boca, o esôfago e o intestino e pode fazer com que o portador tenha dificuldade para se alimentar.

Neste sábado, às 09h da manhã, acontece a Marcha pelos raros ( pessoas com doenças raras). Ás 09 da  manhã, saindo do Farol da Barra até o Morro do Cristo.

Fone: (71) 9927-40241 ( WhatsApp) – Louisa Huber.

Ouça o áudio do programa:

 

 

 

 

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *