Problemas em usina nuclear da China podem provocar fechamento do local

Problemas em usina nuclear da China podem provocar fechamento do local

De acordo com o porta-voz da Electricite de France (EDF) ; companhia de energia francesa que é co-proprietária de uma usina nuclear na China; a empresa analisa fechar a usina devido a danos nas barras de combustível.

Além disso, o porta-voz informou que “não era uma situação de emergência” na Usina Nuclear de Taishan, localizada na província de Guangdong; contudo, se tratava de uma “situação grave que está evoluindo”.

Durante pronunciamento a EDF ressaltou que caso o reator fosse na França, a empresa já o teria fechado devido “aos procedimentos e práticas em termos de operação de usinas nucleares na França”, disse o porta-voz.

Anteriormente em junho que a empresa francesa Framatome – uma subsidiária da EDF que apoia as operações em Taishan; havia alertado a respeito de possível “ameaça radiológica iminente” na fábrica.

Por outro lado, as autoridades chinesas negaram qualquer perigo na usina; de acordo com eles =, não há “nenhuma anormalidade no ambiente de radiação” e que a segurança da usina estava “garantida”. O governo chinês também negou que tenha aumentado os limites acima dos aceitáveis de radiação e disse que os níveis estão “ainda dentro da faixa de operações estáveis permitidas”.

A agência também disse anteriormente que apenas cinco das mais de 60 mil barras de combustível do reator foram afetadas, acrescentando que não havia risco de “vazamento de radiação para o meio ambiente”.

Mas a decisão final cabe ao TNPJVC, que pretende fazer sua própria análise, disse o porta-voz. A EDF disse que não tinha um prazo para a decisão da operadora. A Framatome se recusou a fornecer comentários adicionais quando questionada sobre a declaração da EDF.

 

 

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.