Podólogos cuidam da saúde dos pés, manicures da estética

Podólogos cuidam da saúde dos pés, manicures da estética

foto-podologia

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (Abtpé), mais de 70% da população mundial apresenta algum incômodo ou dor nos pés não decorrentes de trauma em alguma fase da vida. Joanete, pé diabético, unha encravada, calos e chulé, são alguns deles. 

Os podólogos são profissionais da área de saúde especializados em tratar esses e outros problemas relacionados aos pés, que além do quesito beleza, tem como função tratar doenças que acometem essa região.

Apesar da importância da podologia, esta especialidade é pouco divulgada e, por isso mesmo, muitas pessoas ainda não se beneficiam com o tratamento.  A podóloga e cosmetóloga, Ana Galdênia, convidada de Patrícia Tosta, no programa Saúde no Ar, lamenta essa situação e afirma que o cuidado com os pés é fundamental para mulheres e homens. “Isso vai além da vaidade, é, sobretudo, uma questão de higiene e saúde. ”, garante.

São muitos os problemas que atingem os pés: Micose, unha encravada, calo, calosidade e verrugas plantares. Todas são lesões cutâneas que estão diretamente ligadas aos pés.

Ana faz questão de diferenciar a função do potólogo da manicure. “Costumo dizer que o podólogo cuida da saúde e a manicure da estética. ”. No caso, por exemplo, da unha encravada o profissional apto a cuidar dos pés é o podólogo. Ainda de acordo com a especialista, a unha encravada pode ter origem hereditária ou ainda ser formada, ao longo da vida, por um corte arredondado da unha, que leva a encravá-la. “A manicure não trabalha com material específico para tratar este caso. Se for utilizando material inadequado, quem sofre é o paciente.”, informa.

 hqdefault

Outro alerta que Galdênia faz é referente ao cuidado com os pés diabéticos que, segundo ela, devem ter uma atenção redobrada. O portador de diabete pode desenvolver algumas doenças, entre elas o pé diabético, que ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida). Em casos como esse a prevenção é uma grande aliada, por isso fazer uma visita periódico ao profissional especializado em podologia é de suma importância.

Além de evitar doenças decorrentes do dia a dia, a técnica relaxa e promove bem-estar, trazendo resultados positivos para a vida do paciente como um todo. O tratamento inclui assepsia dos pés, corte técnico das unhas, unhas encravadas, retirada de calos e calosidades, hidratação, massagem e principalmente a massagem reflexológica.

a2983be7-2098-4b71-9be4-df2e8969d856

Ouça o comentário completo da podóloga Ana Galdênia, no áudio abaixo:

1 Comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *