Pesquisadores criam teste que detecta zika de forma rápida e com baixo custo

Pesquisadores criam teste que detecta zika de forma rápida e com baixo custo

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Pernambuco desenvolveram um teste rápido e barato para detectar a zika em mosquitos Aedes aegypti . O teste tem o custo de R$ 1 e fornece o resultado em menos de uma hora.

Esse teste permitirá que mosquitos sejam coletados em campo e analisados no próprio local. Em humanos, ele poderá ser feito por meio de coleta da saliva ou de urina.

Ainda não há previsão de quando o teste estará disponível em seres humanos.

O sistema atual chamado de PCR, custa R$ 40 e o resultado é obtido após cinco horas. O estudo foi publicado nesta quinta-feira (14) na revista Nature.

A técnica, chamada de amplificação isotérmica mediada por alça (RT- Lamp), demostrou-se eficiente em amostras de mosquitos.

Foram utilizadas 60 amostras de mosquitos Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus (o mosquito doméstico), infectados naturalmente ou em laboratório com os vírus da zika, dengue, febre amarela e chikungunya. A próxima etapa será testes em humanos.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.