Pesquisadores criam armadilha para mosquito da dengue

Pesquisadores criam armadilha para mosquito da dengue

Pesquisadores da Fiocruz, no Recife, desenvolveram uma nova armadilha para combater o mosquito da dengue. Um primeiro teste já demonstrou excelentes resultados.

O alvo dos pesquisadores era a muriçoca, o mosquito que transmite a filariose, uma doença que provoca inchaço nas pernas, febre e dor de cabeça. Recife é a capital campeã de casos da doença. Mas esta nova armadilha, instalada pelos pesquisadores da fundação Oswaldo Cruz, atraiu um mosquito ainda mais perigoso.

“Veio a surpresa do Aedes, do mosquito da dengue está rodeando, está sempre dentro da armadilha”, conta Rosângela Barbosa, pesquisadora da Fiocruz.

As armadilhas, instaladas em 175 casas em Olinda, apareceram cheias do Aedes aegypti. Eles são atraídos pela água que está dentro da caixa.

A armadilha é feita com uma caixa de plástico preto que tem uma abertura na frente, por onde entram os mosquitos. E é lá dentro que está o segredo: logo na entrada uma borda adesiva com uma cola bem forte, resistente. Se a fêmea não ficar grudada logo na entrada e depositar os ovos no tecido, dentro do recipiente tem uma solução com larvicida biológico encarregada de matar as larvas assim que elas eclodem.

Os técnicos fazem a manutenção de dois em dois meses e recolhem o material pra avaliar a eficácia do equipamento.

Em apenas duas coletas, as armadilhas retiraram mais de 71 mil ovos e cerca de 800 mosquitos da dengue de circulação. A nova arma está pronta pra ser usada em qualquer cidade do país.

“O que está faltando é uma empresa que se interesse na produção em larga escala. A nossa produção é uma produção artesanal, é uma produção de pesquisa”, explica a pesquisadora.

Pra Dona Zilda, que já teve dengue e testou a armadilha, ela é mais do que bem-vinda.

“Eu queria que eles botassem no quarto, no banheiro, na cozinha, ali do lado de fora em todos os cantos, pelo menos ficava livre desses insetos”, diz a aposentada Zilda da Silva.

Fonte: Jornal Nacional  09/05/2015

 

 

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.