Paulo Guedes quer fim das deduções no IR e redução de alíquotas

Paulo Guedes quer fim das deduções no IR e redução de alíquotas

A reforma tributária que o governo pretende apresentar na próxima semana deve trazer mudanças no Imposto de Renda. Em evento em São Paulo nesta quinta-feira (8), o ministro da Economia, Paulo Guedes, indicou que deve ser proposto o fim das deduções no Imposto de Renda, como aquelas com gastos médicos e educação.

“Você hoje bota uma alíquota de 27,5% e depois deixa o cara deduzir, fica todo mundo juntando em casa papelzinho de dentista, papelzinho de médico. Isso além de ser regressivo, porque o pobre vai na assistência social depois não recebe refunding (reembolso) nenhum. Então é regressivo, é ineficiente. Melhor tira todas as deduções, abaixa um pouquinho a alíquota, é muito mais simples, não é?”, disse Guedes.

Compensações:

O governo Jair Bolsonaro estuda corrigir a faixa inferior de isenção do Imposto de Renda (hoje, em 1.903,98 reais mensais) pela inflação, além de promover um corte linear nas alíquotas de todas as faixas de renda. A tabela não é reajustada desde 2015. As medidas seriam uma recompensa ao fim das deduções de gastos com saúde e educação.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *