Viva bem - Patologia dos pés, como reconhecer, tratar e prevenir

Viva bem - Patologia dos pés, como reconhecer, tratar e prevenir

o Programa Excelsior Saúde desta quinta-feira, trouxe mais uma reflexão da Série: Viva Bem. Conteúdos que trazem informações sobre bem estar e qualidade de vida, através de práticas saudáveis.

A cada  semana uma convidada especial, fala sobre como cuidar de forma descomplicada do corpo, da mente e da saúde integral, tendo em vista viver melhor.

O Programa acontece das 9h às 10h, ao vivo com transmissão pela Rádio Excelsior AM 840, ouça pelo site: https://redeexcelsior.com.br/
Participação dos ouvintes com comentários e perguntas pelo: watts pap. (71) 9-9681-3998.

Para receber informações sobre o programa e os conteúdos divulgados, basta entrar no grupo – Em Sintonia, administrado pela apresentadora ou enviar uma mensagem para 71 9 96813998

Nesta Quinta-feira feira, (19.08) a conversa foi sobre o Tema: Patologia dos pés, como reconhecer, tratar e prevenir. com a enfermeira e terapeuta de PICs, em Reflexoterapia Podal, Virgínia Rosa de Jesus.

Confira o conteúdo dessa edição.

Patologias congênitas defeito genético ou mal formação genética são alterações que surgem ao nascer são geralmente herdadas quando infecciosas causadas por bactérias, vírus, ou fungos, Neoplasia também conhecida como tumores , que resultam do crescimento anormal de tecido em qualquer local do pé e podem ser benigna ou maligna.

Tipos mais comuna Joanete, Fascite plantar,,Neuroma de Morton,Esporão do Calcanhar.

Neuropatia Diabética ,
Rachadura,
Micoses
Unhas encravadas.

Quem vai reconhecer. O auto cuidado é o melhor caminho

O Diabética não tem sensibilidade e pode ser acometido de patologia e não perceber no início e ter o risco de perder com amputação e quem tem fibromialgia tem dores generalizadas porém o pé é uma das regiões e precisamos da atenção Atenção para tratar de acordo a necessidade pois prevenir é melhor que remediar já falava nossos ancestrais e podemos lava com uma bucha vegetal que deve ser preparada com amolecimento das fibras em água 48 horas e lavar com sabão neutro observando entre os dedos coloração e caso tenha cor esbranquiçada ou chame atenção por temperatura elevada (infeção) ou Fria (vascular falta de fluxo de sangue para o coração) eritema, erupção cutânea ou bolhas.

A Rachadura pode ser uma porta de entrada para patologias assim a lavagem com a bucha vegetal vai ajudar muito com um sabão neutro vamos fazer o autocuidado e chamar um podóloga para completar o serviço para ajudará ter saúde da cabeça aos pés.

Viva Bem: Saúde dos pés

Por: Vírginia Rosa Santana de Jesus-  (71) 9- 8883-0593

Enfermeira Intensivista e do Trabalho.Terapeuta em Praticas Integrativas e Complementares com Reflexoterapia Podal, Aromaterapia, Massagem Corporal eImposição de Mãos.

 

Ouça a  entrevista:

A Reflexoterapia Podal, utiliza a massagem dos pés pelo toque das mãos para integrar e complementar o tratamento biomédico no controle e manuseio de doenças e produzir saúde física, mental , emocional e espiritual.A técnica é uma das possibilidades de cuidado ofertada pelas práticas integrativas e complementares, a disposição de quem busca ter mais saúde e bem estar.

Saiba mais sobre: @vírginiarosasantana

Pós graduada em enfermagem intensivista/ UFBA.

Pós graduada em Enfermagem do Trabalho pela UNITER.

Instrutora de Reflexologia Podal na disciplina na EEUFBA.

Coordenadora dos líderes da Pastoral da Pessoa Idosa na Paróquia de Santana do Rio Vermelho.

Titular no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa representandoAção Social Arquidiocesana ASA. Coordenadora da ANEPS BAHIA(Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de EducaçãoPopular em Saúde). Mobilizadora social com o Grupo SUS na Rua (informações e mobilização sobre as práticas de saúde/redes sociais).

 

Como encontrar e acessar os serviços de Virgínia Rosa:

WhatsApp: (71) 9- 8883-0593

E-mail: santanacuida26@gmail.com

Face-Book: Virgínia Rosa Santana 

Instagram: @vírginiarosasantana

 

Fonte: Virgínia Rosa

Redação: Saúde no ar

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.