Otorrina fala sobre 'zumbido nos ouvidos'

Otorrina fala sobre 'zumbido nos ouvidos'

O incômodo barulho do zumbido, que afeta 28 milhões de brasileiros, segundo estudos, é o tema da palestra da otorrinolaringologista Clarice Saba, com a colaboração da fonoaudióloga Mariana Amary,que acontecerá nesta quinta-feira (27.08) das 13 às 14 horas no Centro Médico Aliança, gratuito e aberto ao público.

A palestra intitulada Zumbido e Hiperacusia: o que é e como diagnosticar é promovido pelo Encontro Mensal dos Pacientes Portadores de Hiperacusia e Zumbido (EMPAHZ).

Clarice Saba explica que o zumbido é o som que se ouve, nos ouvidos ou na cabeça, sem fonte sonora no ambiente. Lembra um chiado ou apito. Já a hiperacusia é a hipersensibilidade auditiva, ou seja, uma intolerância a sons de baixa e média intensidade. Até uma conversa pode causar desconforto.

“Ambos os sintomas representam alterações na percepção de sons e estão frequentemente associados. O zumbido e a hiperacusia têm causas e tratamentos múltiplos, portanto, é necessário investigar o que os ocasionou. Cada caso é um caso”, esclarece a médica.

Saba, que já ganhou o mais importante prêmio científico internacional na área de estudos sobre zumbido, o Jack Vernon Awards,  é idealizadora e coordenadora do Programa de Apoio a Pacientes com Hiperacusia e Zumbido (PAHZ) da Escola Bahiana de Medicina.

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.