Portal Saúde no Ar

Opas e Ministério da Saúde firmam parceria para impulsionar o Complexo Econômico-Industrial da Saúde

O Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) assinaram Termo de Cooperação (TC) nº 161 para fomento à inovação, ciência, tecnologia e produção em saúde, na segunda-feira (5), em Brasília.

O termo destaca o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial e Inovação em Saúde (CEIS) e está alinhado à resolução do Conselho Diretor Opas, a DC59/8, pela superação da vulnerabilidade das redes mundiais de abastecimento em situações de emergência.

Além disso, sugere o aumento da capacidade de produção de medicamentos e tecnologias em saúde como essenciais para o incremento do acesso à saúde. O documento, ainda aponta para o aumento do acesso a serviços de saúde de qualidade, medicamentos, vacinas seguras e eficazes a preços acessíveis, além de fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento.

O diretor da OPAS, Jarbas Barbosa, destacou o protagonismo do país com a nova política industrial, que tem aporte importante para o setor saúde. “O Brasil é um dos países da região que tem a capacidade de fortalecer a sua produção e servir, não apenas a população que vive no país, como ajudar a população de outros países e territórios das Américas”, afirmou.

 

Com informações do Ministério da Saúde

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe