O dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1) que aconteceu neste último sábado (30), faltou vacinas em algumas cidades de pelo menos oito estados (Amapá, Bahia, Espirito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo), segundo relatos. A integração entre o Ministério da Saúde, os estados e municípios tem objetivo de imunizar quase 50 milhões de pessoas até o dia 20 de maio. Porém, o Ministério informou que pretende distribuir as 54 milhões de doses, número bem acima do ao público-alvo da vacinação.
No balanço mais recente, de sexta-feira (29), 71% do total de doses já havia sido repassado para os estados, o que permitiu a alguns municípios antecipar a vacinação. O Ministério da Saúde afirmou, porém, que o balanço de vacinação do “Dia D”, só será divulgado no final da próxima semana.
Na Bahia, 21 cidades já haviam informado que ficariam de fora da iniciativa por conta do baixo estoque de doses, dentre eles: Salvador, Lauro de Feitas, Camaçari, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Barreiras, Juazeiro, Ilhéus e Jequié.
Quem deve ser vacinado?
A vacina é destinada aos seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).
Redação Saúde no Ar*
João Neto
Notícias relacionadas:
Dia D da imunização é suspenso