O que os religiosos tem a nos ensinar sobre a clausura?

O que os religiosos tem a nos ensinar sobre a clausura?

Enquanto não existir uma vacina contra a covid 19, segundo a OMS, o melhor remédio contra a doença é o isolamento
Milhões de pessoas estão confinadas não por vontade e sim por necessidade. Mas para religiosos que vivem enclausurados, o isolamento é algo rotineiro.

Em entrevista a revista, DOMTotal, A madre abadessa do Mosteiro Nossa Senhora das Graças, em Belo Horizonte, irmã Maria Letícia Silva, OSB, destaca a importância da valorização do silêncio:  “Nossa cultura nos volta ao barulho, ao muito falar e argumentar, à tentativa de sempre convencer o outro. Além disso, somos voltados para eventos de multidões, shows e shopping centers. Muitas vezes, essa fuga é um subterfúgio para não nos encontrarmos conosco mesmo, para não nos depararmos com questões essenciais de nossa vida, de nossas famílias”, afirma a monja.

“Não é a primeira vez que ocorre a privação da vida sacramental e comunitária na História da Igreja mas hoje contamos com recursos tecnológicos que nos facilitam certa participação e convívio à distância e esperamos que tudo isto seja passageiro”,afirma o monge dom Geraldo Gonzalez y Lima, OSB, em entrevista ao DomTotal.

Madre Maria Letícia, afirmou: “O autoconhecimento é um caminho seguro, indicado por muitos místicos da Igreja para alcançar a Deus. Conhecendo-nos, com coragem e transparência, podemos potencializar os talentos que, naturalmente, nos foram confiados; podemos trabalhar e fazer crescer as aptidões que não recebemos de forma natural”, indica a monja.

Fonte: DomTotal.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.