O que fazer se você perdeu a carteira de vacinação ?

O que fazer se você perdeu a carteira de vacinação ?

É comum, ser divulgado na imprensa que os pais ao levar crianças para vacinação devem levar a carteira de vacinação. Mas é preciso esclarecer que a perda do referido documento não é motivo para não ser vacinado. ( isso vale para crianças adultos).

“Se você acredita ter sido imunizado na rede privada, deve retornar à clínica em que normalmente é vacinado. Ela terá uma cópia digital de todas as vacinas aplicadas no endereço e será possível retirar uma segunda via do documento. O mesmo não vale para a rede pública, que ainda está em processo de informatização. Sendo assim, é praticamente impossível recuperar o histórico de vacinas aplicadas lá”, explica a médica infectologista Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Na dúvida, a solução mais prática é se imunizar novamente. Segundo ela, não há reação por tomar uma vacina “repetida”. Na verdade, o efeito é inverso: no caso de vacinas com vírus atenuado, como as de febre amarela e sarampo, as chances de alguma reação são menores. Isso porque o seu organismo já foi exposto àquela doença previamente e desenvolveu anticorpos para combater possíveis complicações. Mas atenção: tomar vacinas várias vezes não “aumenta” a capacidade do organismo de se proteger da doença – na prática, não há nenhuma diferença nesse quesito.

Fonte: Veja- SP

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *