A importância do Nutricionista

A importância do Nutricionista

 

nutricionistaEm 31 de agosto se comemora o dia do nutricionista, profissional da área de saúde com formação generalista, humanística e crítica, com conhecimento do conteúdo nutricional dos alimentos e seu melhor uso, de acordo com necessidades de cada indivíduo. Capacitado para atuar em todas as áreas do conhecimento da alimentação e nutrição, fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças. 

Os profissionais no Brasil que orientam pessoas que necessitam de dieta alimentar possui formação acadêmica em Nutrição. É da responsabilidade planejar as refeições, elaborar cardápios e controlar programas de alimentação e nutrição individual ou coletiva. O nutricionista faz cálculos nutricionais dos alimentos e decide quais os melhores ingredientes a serem usados em cada refeição, seja o individuo obeso, diabético, hipertensos ou não.

A atividade recente no país teve inicio na década de 30, ainda sob a expansão científica implementada pelo estado novo, na era Vargas, com a criação do primeiro curso de nurição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Em 1962 o Conselho Federal de Educação reconheceu aquela formação como um curso de nível superior, mas somente em 1967 a profissão foi regulamentada.

 Em 1978 foi sancionada a lei que criou os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional em defesa da sociedade, assegurando assistência nutricional e alimentar pelos profissionais habilitados. Os locais de atuação podem variar entre hotéis, restaurantes, escolas, asilos, padarias, supermercados e hospitais.

Segundo a nutricionista, especialista em nutrição e pediatria, conselheira do CRN 5, Angelina Cavalcante, a nutrição vem evoluindo de forma rápida e consistente, “ o nutricionista tem sido requerido em áreas cada vez mais diversificadas, por isso, o lema atual da profissão é que onde tem nutricionista, tem compromisso com alimentação saudável com a saúde e com a qualidade de vida das pessoas”, conclui. 

O assunto foi tema do quadro Comer e Ser do  Programa Saúde no Ar desta segunda-feira (13.08). Patrícia Tosta conversou com a nutricionista, especialista em nutrição e pediatria, conselheira do CRN 5, Angelina Cavalcante. O Programa Saúde no Ar, veiculado pela Rádio Excelsior AM 840 e Rádio Web Saúde no ar com transmissão  pelo face-book. Os ouvintes participam pelo telefone (071) 33287666 ou 9- 96813998.  O Saúde no ar começa às 8 da manhã. Sintonize e participe!

Ouça a entrevista na íntegra:  

 

 DesLOGO NUTRIÇÃO UFBAde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Kênnya Francine Carvalho Rosa.Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71- 996813998. Toda contribuição será bem vinda!.

 

 

Foto: Internet

Fonte: Angelina Cavalcante

Redação Saúde no Ar (RF)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.