Em diversos estados está sendo iniciada a vacinação contra hepatite A

Em diversos estados está sendo iniciada  a vacinação contra hepatite A

Mais 13 estados iniciaram a imunização de crianças de 12 meses a dois anos incompletos. A vacina é segura e, praticamente, isenta de reações adversas

A partir deste mês de agosto, mais 13 estados iniciaram a vacinação contra a hepatite A, destinada às crianças na faixa etária de 12 meses a dois anos incompletos. O grupo é formado pelos estados do AP, AM, BA, MS, MT, PA, PB, RJ, RN, RS, SC, SE e TO. A meta para este ano é imunizar 95% do público-alvo – cerca de três milhões de crianças em todo o país. Nas 13 unidades estaduais, 1,1 milhão de crianças devem ser vacinadas, nos primeiros 12 meses de imunização. Atualmente 24 estados já estão vacinando. 

O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina. Entretanto, será feito monitoramento da situação epidemiológica da doença para definir sobre a necessidade de inclusão de uma segunda dose no calendário da criança. Com a oferta da vacina contra hepatite A, o Brasil passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Ministério da Saúde investiu R$ 111,1 milhões na compra de 5,6 milhões de doses da vacina. Para 2014, os estados e municípios receberão 2,7 milhões de doses da vacina. O restante será usado em 2015. Os 13 estados já receberam até o momento 829.900 doses da vacina.

Fonte: Ministério da Saúde

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.