Novembro azul e a alimentação do homem

Novembro azul e a alimentação do homem

SAUDE DO HOMEM

Papel da Alimentação Saudável na prevenção das principais doenças do homem

As doenças cardiovasculares levam a óbito, por ano, 7,6 milhões de pessoas no mundo, devido às complicações como acidente vascular cerebral (AVC), infarto, hipertensão arterial e obesidade. O ganho de peso e o acúmulo de gordura na região abdominal estão relacionados ao desenvolvimento do diabete tipo 2. Outro fator determinante para a desordem da saúde do homem moderno é o estresse, que pode elevar a concentração de glicose no sangue, desencadeando problemas como diabetes, altos níveis de triglicérides e descontrole de colesterol, podendo agravar, ainda, as doenças cardíacas. Para um bom controle da glicemia, alimentos ricos em fibras e carboidratos complexos são boas opções, possuem baixo índice glicêmico, capazes de ajudar a equilibrar as taxas de açúcar no sangue e melhorar a ação da insulina. De maneira geral para a prevenção do diabetes e das doenças cardiovasculares para os homens deve ser adotada uma dieta balanceada, ricas em fibras e alimentos protetores, pois, estes agem contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, aumentando o nível de colesterol bom (HDL), diminuindo as taxas do colesterol ruim (LDL), além de evitar a obstrução das artérias. São enfatizadas nesse tipo de dieta as “gorduras do bem”, como as monoinsaturadas, a exemplo de azeite de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate e oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes e amêndoas), bem como os óleos vegetais ricos em gorduras poli-insaturadas (PUFA), como o de soja, girassol e milho. Pode-se consumir carne vermelha, até três vezes por semana, desde que esta seja do tipo magra, como músculo e contra-fílé evitando-se carne contendo capas generosas de gordura. Carnes brancas, como as de aves e peixes, também possuem colesterol, por isso, devem ser consumidas com moderação, sem peles e no caso dos peixes, dar preferência ao salmão, atum e sardinha, pois estes contêm ácidos graxos ômega-3, reconhecido como um nutriente cardioprotetor. Outro vilão que deve ser consumido com moderação é o açúcar, pois pode afetar as taxas de gorduras no organismo e aumento dos níveis de glicose no sangue, favorecendo a diabetes. Cabe ressaltar que o consumo de vegetais está associado à redução da pressão arterial, estes alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Por último, o sal deve ser consumido com moderação, já que pesquisas mostraram a relação entre o consumo de sódio e a hipertensão arterial.

Nada mais importante do que falar da relação entre uma boa alimentação e prevenção de doenças neste mês com a iniciativa em conscientização de saúde aos homens, para auxiliar na prevenção de algumas doenças mais prevalentes no sexo masculino, tais como o câncer de próstata e doenças crônicas não transmissíveis, a exemplo do diabetes e as doenças cardiovasculares.

Assim, devem ser evitadas na dieta alimentos como gorduras de origem animal, margarinas, alimentos fritos, carnes e derivados, ovos, além dos industrializados, ricos em gorduras trans e sódio. Na nutrição recomendada, vale escolher preparações assadas, cozidas e grelhadas, retirando as frituras e adição de óleo em excesso na comida.

As frutas e os vegetais, os cereais e os "frutos secos" são fontes privilegiadas de fibras solúveis, vitaminas (carotenóides, vitamina C, vitamina E), de flavonóides e de outros compostos fenólicos, de ácidos gordos insaturados, de ácido fólico, de potássio e de magnésio, que são fundamentais para a prevenção do desenvolvimento da aterosclerose. A berinjela, inclusive, é um alimento com funcionalidade em reduzir as chances de aterosclerose pela presença importante de fibras, substâncias antioxidantes e a vitamina niacina.

Na dieta para prevenção do diabetes recomenda-se consumo de fibras para controle glicêmico, retardar o esvaziamento gástrico e diminuição da absorção de carboidratos; redução ou adequação do consumo de açúcares na alimentação; diminuir ingestão de doces, bebidas açucaradas e produtos industrializados em geral. Boas opções são lanches e sobremesas adequados em fontes de açúcar alternativo, principalmente por estas representarem refeições de maiores dificuldades para os diabéticos.

Sendo assim, seguem aqui 3 boas receitas.

Para substituição do sal, utilizar o “Sal de Ervas”. Para as doenças cardiovasculares, a berinjela é uma opção de prato ou acompanhamento. E, por fim, uma opção de sobremesa ou lanche para diabéticos é um “Bolo prático”.  Além disso, o tratamento e acompanhamento personalizado com a equipe de saúde multiprofissional são imprescindíveis para a promoção da saúde e para que a alimentação possa ficar “tudo azul!”

“Sal de Ervas”

Ingredientes:

50% de sal marinho ou sal light

– 50% de 3 tipos de ervas desidratadas (orégano, salsa, manjericão, alecrim, estragão, etc.)

Modo de preparo: Misturar bem todos os ingredientes, aquecer rapidamente em uma frigideira e colocar em vidro com tampa ou saleiro.

“Berinjelas Recheadas”

Ingredientes:

2 unidade(s) de berinjela
150 g de ricota amassada
1/2 unidade de  cebola picada
2 dentes de alho amassados

2 unidades tomates cortados em pequenos cubos

1 colher sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de vinagre
orégano, pimenta-do-reino preta moída

Modo de preparo: Cortar as berinjelas ao meio (sentido longitudinal) e colocar de molho em 1 L de água com 1 colher de sopa de vinagre, por uns 10 minutos. Escorrer e escaldar por 5 minutos em água fervente. Retirar a polpa e reservar as cascas. Refogar a cebola e o alho em 1 colher de sopa de azeite aromatizado e adicionar a polpa da berinjela, juntamente com a pimenta e a noz-moscada. Deixar apurar por alguns minutos. Após desligar o fogo, adicionar a ricota, os tomates picados, misturar e rechear as cascas. Salpicar com orégano, regar com um fio de azeite de oliva e levar ao forno para gratinar por uns 10 minutos.

“Bolinho Prático de Cacau”

Ingredientes:

1 colher de sopa de farelo de aveia

1 colher de sopa de farinha de linhaça (ou castanha; amêndoa)

1 banana madura (100g)

1 colher de sopa rasa adoçante culinário para forno (ou tipo de açúcar recomendado pelo seu nutricionista)

1 ovo

1 colher de sobremesa de fermento em pó

1 colher de sopa de óleo de coco (ou azeite de oliva)

Modo de preparo: Pré aqueça o forno a 180°C.  Liquidificar ovo e banana. Colocar num recipiente junto com os ingredientes secos, e por fim o óleo, por fim o fermento. Misturar, colocar numa forma untada, e deixar no forno a 200°C, durante 30-40 min.

Rendimento: 6 bolinhos/ 1 bolo pequeno

O assunto foi tema do quadro “Comer e Ser”, veiculado às Segundas-feiras pelo programa Saúde no ar, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840  e  Web Saúde no ar. Este mês de novembro as nutricionistas, Elaine da Conceição e Euzelia Lima são colaboradoras do quadro e da coluna Alimentação.

 

Ouça o comentário de Elaine e Euzelia:

 

EUZELIA LIMA.fwProfª Euzelia Lima  – Nutricionista e Profª Assistente do curso de Graduação em Gastronomia da Escola de Nutrição/UFBA,Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde Gastronomia da Escola de Nutrição/UFBA.

 

 

 

 

WhatsApp Image 2018-11-09 at 11.19.59Elaine Janaína Linhares da Conceição, Nutricionista CRN5-4673, Graduação em Nutrição – UFBA.Especialista em Segurança Nutricional e Qualidade dos Alimentos -UGF-RJ,Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde – UFBA

 

 

LOGO NUTRIÇÃO UFBA

Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Marianna Menezes Santos. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas.

 

 

Foto: Elaina/Euzelia 

Fonte: Elaina/Euzelia

Redação Saúde No Ar

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *