Remédios citados em postagens de fake news nas redes sociais com texto fazendo apelos a governadores e prefeitos não têm eficácia comprovada contra a covid-19.
Circula nas redes sociais uma mensagem falsa:
“Pelo amor de Deus, governador e prefeito, distribua essas remédios para o povo se tratar em casa no início do contágio e você vai ver os hospitais desafogando”, diz a legenda das postagens, citando, vermectina, hidroxicloroquina, azitromicina, oseltamivir.
o Ministério da Saúde afirma que não recomenda o uso de nenhum medicamento sem prescrição médica. “Não existem estudos conclusivos que comprovem a eficácia de qualquer medicamento para o tratamento de covid-19. No momento, os medicamentos citados não têm indicação para prevenção ou para tratamento de pacientes infectados”, esclarece o órgão de saúde.
O uso de remédios ainda em fase de testes, sem recomendação médica, pode causar graves danos à saúde. Além da possibilidade de intoxicação e de efeitos colaterais, essa prática pode resultar em desabastecimento de produtos para quem realmente precisa, de acordo com notas do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
ivermectina, hidroxicloroquina, azitromicina, oseltamivir, OU NENHUM OUTRO DEVE SER TOMADO SEM RECEITA MÉDICA.
Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.