Mutirão glaucoma e catarata

Mutirão glaucoma e catarata

exibir

Salvador recebe, neste domingo (18), a nona edição do Mutirão de Prevenção ao Glaucoma e à Catarata. O evento, realizado no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo da Fundação Lar Harmonia, em Piatã, é voltado para homens e mulheres acima de 40 anos ou pessoas a partir de 20 anos, com casos das doenças na família. No total, serão contemplados 200 pacientes, com senhas distribuídas a partir das 6h, e atendimento das 7h às 14h.

Os interessados devem levar originais e cópias do Cartão do SUS de Salvador e do comprovante de residência. O oftalmologista e coordenador do mutirão, Adilson Afonso, informa que os pacientes diagnosticados com catarata e glaucoma serão encaminhados para cirurgia e tratamento. A ação é uma realização da Fundação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Clínica Clivan (Garibaldi).

A catarata e o glaucoma são as principais causas de cegueira no mundo, segundo estudo realizado pela consultoria de saúde Evidências – Kantar Health. O número de cegos no Brasil chega a 1,2 milhão, do qual cerca de 60% a 80% são casos evitáveis ou tratáveis. No mundo, aproximadamente 285 milhões de pessoas vivem com baixa visão ou cegueira, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *