Mundo tem um suicídio a cada 40 segundos, diz Organização Mundial da Saúde

Mundo tem um suicídio a cada 40 segundos, diz Organização Mundial da Saúde

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas e a prevenção é fundamental.

Os sinais de uma pessoa com tendência ao suicídio: Segundo o Ministério da Saúde, os sinais mais frequentes são irritabilidade, ansiedade, angústia, desânimo, cansaço fácil, e diminuição ou incapacidade de sentir alegria. Depressão causa tristeza profunda e pessimismo, sentimentos  podem culminar em comportamentos suicidas.

O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Esses e outros dados fazem parte de um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta segunda-feira, 9, véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro.
Nos países de alta renda, o índice foi de 11,5 por 100 mil habitantes. Nesses países, o número de mortes de homens é quase três vezes maior que o de mulheres.

No Brasil, no ano de 2016, foram registrados 13.467 casos de suicídio, dos quais 10.203 foram de homens, segundo a entidade.

A OMS destaca que o acesso restrito a pesticidas é uma medida que tem se mostrado eficaz para evitar casos de suicídio, tendo em vista que os produtos são altamente tóxicos e podem levar à morte quando não há antídoto ou serviços médicos próximos.
Ainda segundo a OMS, no período de 2010 a 2016, apenas a região das Américas apresentou crescimento da taxa global de suicídios padronizada por idade. O aumento foi de 6%. A taxa global caiu 9,8%. A região do Pacífico Ocidental e o Sudeste Asiático também registraram queda de 19,6% e 4,2%, respectivamente.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *