Mundo: Guerra causou perda de quase 5 milhões de empregos na Ucrânia

Mundo: Guerra causou perda de quase 5 milhões de empregos na Ucrânia

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 4,8 milhões de empregos foram perdidos na Ucrânia desde o início da invasão russa ao país em fevereiro; quando o conflito fechou empresas, estrangulou as exportações e levou milhões de pessoas a fugir.

Segundo a organização, as perdas de empregos, representam cerca de 30% da força de trabalho da Ucrânia antes da invasão; podem subir para 7 milhões se as hostilidades continuarem; contudo, a pesquisa ressalta que 3,4 milhões de vagas poderiam retornar rapidamente no caso de um cessar-fogo.

A guerra também poderia aumentar o desemprego nos países vizinhos, que recebem milhões de refugiados, e atingir as economias da Ásia Central; já que os trabalhadores imigrantes na Rússia perdem seus empregos e voltam para casa.

“As perturbações econômicas, combinadas com o deslocamento interno pesado e os fluxos de refugiados, estão causando perdas em larga escala em termos de emprego e renda”, afirma o levantamento.

“A agressão russa na Ucrânia resultou em crise humanitária devastadora, desencadeando o mais rápido movimento populacional forçado desde a Segunda Guerra Mundial”, acrescenta.

Globalmente, a guerra na Ucrânia está exacerbando o aumento dos preços de alimentos e energia; bem como ameaçando o emprego e o crescimento dos salários reais, particularmente em países de baixa e média renda que ainda estão se recuperando da pandemia de covid-19.

 

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.