MS reforça ações na BA

MS reforça ações na BA

Ministério da Saúde confirmou a existência de 16 casos de Febre Chikungunya no país. Segundo a pasta, as pessoas infectadas não possuem registro de viagem internacional para países onde há transmissão, sendo dois casos no Oiapoque (Amapá) e 14 no município de Feira de Santana, Bahia.

No total, foram registrados 37 casos importados, em pessoas que viajaram para outros países e foram infectadas.

Equipes do Ministério da Saúde estão nos dois estados e trabalham em conjuntos com as secretarias locais, dando orientação para a busca ativa de casos suspeitos e agindo na redução da população de mosquitos transmissores.

A Febre Chikungunya é causada por um vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes Aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus os principais vetores. Seus sintomas – febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema – costumam durar de três a 10 dias, e sua letalidade, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, é rara e menos frequente que nos casos de dengue. O tratamento é feito para combater os sintomas, com analgésico (paracetamol), hidratação adequada e repouso.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.