Monumentos iluminados de rosa

Monumentos  iluminados de rosa

Dois monumentos de Salvador amanheceram iluminados com a cor da campanha de luta contra o câncer de mama nesta segunda-feira (19.10), e assim ficarão  até o fim do mês. A intervenção faz parte de mais uma ação do Outubro Rosa e os monumentos são a estátua de Maria Quitéria, no bairro da Lapinha, e o ‘Monumento das Gordinhas’, da artista plástica Eliana Kértesz, que fica no canteiro principal do bairro de Ondina. As “gordinhas” foram abraçadas por um grupo de mulheres que tiveram câncer de mama, ou que ainda não estão curados, e que fazem parte da campanha.

A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, destacou que a iniciativa reforça a mobilização mundial na Bahia, que este ano tem como meta realizar mais de 20 mil mamografias por meio de mutirões em todo o estado durante o Outubro Rosa. “A nossa mensagem leva em conta a diversidade das mulheres, a necessidade de que todas tenham esta referência do cuidado com a saúde e da busca pelo diagnóstico precoce”.

Este mês, o rastreamento do câncer de mama por meio do programa Saúde sem Fronteiras reforça o atendimento gratuito com seis unidades móveis percorrendo todas as regiões da Bahia. De 2011 a 2014, os caminhões passaram por 280 municípios, realizando mais de 220 mil exames de mamografia. O alerta é para que mulheres de 50 a 69 anos façam o exame preventivo uma vez por ano. O sucesso no tratamento acontece com a prevenção periódica através de exame de mamografia, o que permite o diagnóstico precoce.

*Redação Portal Saúde no Ar com informações da Secom

 

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.