A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recebeu o pedido de registro da vacina monovalente contra Covid-19 Spikevax, fabricada pela empresa Moderna, já atualizada com a cepa Ômicron ln XBB 1.5.
O pedido realizado pela empresa Adium, que já tem o registro da versão bivalente da Spikevax desde junho deste ano. No início de 2022, a Adium assinou um acordo como fornecedora exclusiva de serviços de distribuição de vacinas contra a Covid-19 da Moderna na América Latina.
Contudo, a Adium ainda não possuía registro da versão monovalente da vacina, ao contrário de outras fabricantes, que já tinham o registro dessa versão. Por isso, a empresa solicitou o pedido de registro e não somente uma modificação da vacina monovalente original.
Dessa forma, a análise do registro irá verificar a relação benefício/risco do produto é satisfatória no contexto epidemiológico atual. Além dos dados disponíveis para a vacina atualizada, a Adium enviou no mesmo dossiê os dados referentes à vacina original (cepa Wuhan), para fins de comparação com os dados da versão atualizada, objeto do pedido de registro.
A Anvisa já possui outro pedido de vacina monovalente atualizada no Brasil, a Comirnaty, da Pfizer. Como a vacina já possuía registro no país, esse caso é considerado uma atualização da cepa.