Ministério lança Programa de Qualidade na Cardiologia no SUS

Ministério lança Programa de Qualidade na Cardiologia no SUS

Durante esta terça-feira (10), o Ministério da Saúde lançou o Programa de Qualidade na Cardiologia (QualiSUS Cardio); iniciativa que tem o objetivo, monitorar as condições da assistência cardiovascular no Sistema Único de Saúde (SUS).

Assim, o programa, contará com metas, parâmetros e indicadores que poderão resultar em repasses para as unidades de saúde; de forma a estimular melhores serviços de cardiologia no país.

De acordo com o ministério, o programa “classifica os estabelecimentos de saúde do SUS, habilitados no âmbito da alta complexidade cardiovascular, em níveis de desempenho a partir da avaliação de critérios relativos ao parâmetro de produção, à complexidade e à qualidade da assistência ofertada à população, estabelecendo incrementos sobre os valores de procedimentos cirúrgicos do aparelho circulatório”.

Além disso, a secretária de Atenção Especializada à Saúde, Maíra Botelho, informou a prevista de R$ 200 milhões em aportes para o programa. “A adesão é voluntária mas, se aderir, terá a obrigação de alimentar o registro nacional de implantes, no módulo angioplastia”, disse a secretária ao destacar que a complexidade dos procedimentos executados também será levada em consideração.

Contudo, a adesão dos hospitais ao programa acontecerá através do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde. Os estabelecimentos devem registrar os respectivos atendimentos junto ao Registro Nacional de Implantes.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.