Ministério da Saúde confirma primeiro caso da ômicron XE no Brasil

Ministério da Saúde confirma primeiro caso da ômicron XE no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (7) o primeiro caso da ômicron XE no país; recombinação das sublinhagens BA.1 e BA.2 da variante do coronavírus.

De acordo com o MS, a informação, teve encaminhamento através do Instituto Butantan, de São Paulo. A recombinação acontece quando um indivíduo é infectado com duas ou mais variantes ao mesmo tempo, resultando em uma mistura de material genético dentro do corpo do paciente.

A XE é uma mistura das duas sublinhagens da ômicron: BA.1 e BA.2. De acordo com a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês); mais de 600 casos foram confirmados até agora no país e ela aparenta ser 9,8% mais transmissível do que a BA.2. Contudo, ainda não há evidências suficientes para tirar conclusões sobre como a variante crescerá.

Já o Ministério da Saúde do Brasil disse que “mantém o constante monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19” e reforçou “a importância do esquema vacinal completo para garantir a máxima proteção contra o vírus”.

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.