Novos medicamentos serão distribuídos no SUS para pacientes com HIV/Aids

Novos medicamentos serão distribuídos no SUS para pacientes com HIV/Aids

Os pacientes com HIV /Aids vão contar agora com duas  novas apresentações de medicamentos no Sistema Único de Saúde – SUS.  Segundo o Ministério de Saúde, o Ritonavir –  termoestável de 100 miligramas –  será o primeiro medicamento a ser liberado e está disponível a partir dessa semana. 

Já outro comprimido denominado “dois em um” – é uma combinação do Tenofovir 300 mg com a Lamivudina 300mg em um único comprimido e será distribuídos nos postos de saúde no mês de dezembro.  Os usuários que utilizam os medicamentos precisavam tomar três comprimidos, dois de lamivudina e um de tenofovir, agora reduzidos a um.

Segundo informações do diretor do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, Fábio Mesquita, o Ritonavir integra o coquetel de medicamentos desde 1997. Para Mesquita, o medicamento dependia de armazenamento em geladeira para manter uma temperatura de 2 graus centígrados (Cº) a 8Cº – para conservação do mesmo.

Mesquita ainda ressalta que a dificuldade do Brasil em distribuir o medicamento era manter a temperatura e ter geladeira em todos os serviços provedores de antirretrovirais. O “dois em um” é produzido no Brasil pela Farmanguinhos Fiocruz e deve beneficiar aproximadamente 75 mil pacientes

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.