Medicamento contra o envelhecimento é estudado por cientistas

Medicamento contra o envelhecimento é estudado por cientistas

Foi publicada na revista Science Translational Medicine, em sua edição mais recente, um estudo sobre um medicamento experimental que pode fortalecer o sistema imunológico dos idosos, contribuindo com as infecções, como a gripe. A pesquisa é conduzida pelo Instituto de Pesquisa Biomédica da farmacêutica Novartis.

A droga em estudo está ligada ao envelhecimento e ao sistema imunológico e traz a versão do medicamento rapamicina. Os primeiros estudos foram realizados com animais e mostraram que essas drogas podem mesmo prolongar a vida e evitar doenças que aparecem comumente na velhice.

De acordo com os cientistas, a pesquisa é pioneira na confirmação da tese de que o envelhecimento pode ser retardado em seres humanos.

Participaram do estudo, cerca de 200 pessoas com mais de 65 anos, sendo divididas em dois grupos. Durante a pesquisa um grupo ingeriu o medicamento ao longo de seis semanas, já o outro grupo não. Após o período de uso do medicamento, os dois grupos tomaram uma vacina contra gripe, e os idosos que tomaram a droga desenvolveram 20% a mais de anticorpos contra a gripe do que os que ingeriram a droga.

Pesquisadores concluíram também no estudo, que os voluntários que ingeriram o medicamento apresentaram menores quantidades de glóbulos brancos associados ao declínio do sistema imunológico.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.