Manchas de óleo vão chegar as praias de Salvador

Manchas de óleo vão chegar as praias de Salvador

De acordo com o professor do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Guilherme, as manchas de óleo que surgiram nas praias do nordeste devem chegar nas praias de Salvador, a partir desta quinta- feira. (10/10).

“Até o início de setembro, os ventos de sudeste empurraram a água costeira para o norte, o que evitou este óleo de alcançar o litoral baiano. A partir de setembro, os ventos de direção leste e nordeste passaram a soprar e trouxeram o óleo na nossa direção”, afirmou Guilherme em entrevista ao jornal Correio.

Até a última terça-feira (8), o Ibama informou que já haviam sido retiradas cerca de 10 toneladas do resíduo apenas no estado. Há registros do óleo em Jandaíra, Conde, Esplanada, Entre Rios, Camaçari e Praia do Forte, que fica em Mata de São João.

Atingiram o Rio São Francisco

Mancha de óleo de origem ainda desconhecida que se espalha pela costa do Nordeste, atingiram a foz do Rio São Francisco, em Piaçabulu, no litoral de Alagoas, Segundo o   Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), até agora já foram atingidas 132 praias em 61 cidades dos nove estados da região.

Também foram encontradas no local duas tartarugas mortas cobertas de óleo.  A mancha no rio está em um ponto da areia da praia a cerca de 150 metros da água. Equipes já foram ao local para fazer a limpeza e evitar que o material se espalhe pelo rio. Segundo a Petrobras, o material é petróleo cru e que os substratos não correspondem aos encontrados no petróleo extraído no Brasil e se trata de óleo venezuelano.

Fonte: Correio

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *