Lockdown é necessário para evitar uma tragédia

Lockdown é necessário para evitar uma tragédia

“Lockdown” é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. O Bloqueio de todos os serviços que não sejam essenciais. Atualmente na maior parte do país, o isolamento é aconselhado pelas autoridades, mas não é obrigatório em muitas atividades não essenciais.

Galliez, médico infectologista e professor da UFRJ., afirmou: “Adotar o lockdown é uma questão de sobrevivência e proteção individual, para que o sistema de saúde possa se reestruturar (…).O problema não é só não ter um respirador e um equipamento de hemodiálise. Não há mais equipes de saúde suficientes e menos ainda médicos que saibam usar esses equipamentos. Não temos técnicos de hemodiálise suficientes.”

Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, informou que que vai levar ao gabinete científico da prefeitura do Rio de Janeiro o pedido de lockdown feito pela Fiocruz “para evitar uma catástrofe”:

“Até agora, o gabinete, que desde o começo da pandemia tem auxiliado a Prefeitura nas nossas reuniões, não chegou a conclusão de que isso era necessário. Porém, vamos levar a próxima reunião essa recomendação e os argumentos adotados pela Fiocruz”, afirmou.

Diversos governadores e prefeitos do país, estão endurecendo as regras para tornar o isolamento mais rígidos. Os hospitais estão em colapso e em poucos dias, não haverá mais vagas.

Enquanto a opinião da Organização Mundial da Saúde, médicos, cientistas, países civilizados é fazer o isolamento, até que os casos diminuam. Aqui no Brasil, batemos diariamente recorde de números de mortes, e o presidente da República, Jair Bolsonaro,  foi nesta quinta- feira  (07/05) no STF, pedir o fim do isolamento.

O presidente do STF, Dias Toffoli, disse que o isolamento deve ser interrompido quando as condições forem favoráveis. Este não é o momento.

A fila de espera no Rio de janeiro chega a 500 pessoas e em Manaus , os enterros diários que eram de 20 passaram para 140. Nesta quinta- feira (07/05) o Brasil passou a ser o segundo país do mundo com o maior número de mortes diárias.( 610), Só perde para os EUA.

Em número total de mortes, o país ultrapassou a Bélgica (8.339 mortes) e é o 6º país no ranking mundial de óbitos ..

Por todos esses motivos, o isolamento total é necessário.

Atualmente, o nosso isolamento não é total e sim flexível. E os casos de covid 19 se multiplicam. O Brasil já está na lista dos países com mais casos e mortes no mundo. Superou a China, Espanha, Irã e Alemanha. e na América no sul, lidera.

Jorge Roriz

 

 

 

 

Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *