Um estudo publicado na revista “Cell” aponta que 70% das pessoas saudáveis apresentam erros genéticos que poderiam levar ao câncer. De acordo com cientistas, é “quase inevitável” que o sangue desenvolva a leucemia conforme o avanço da idade das pessoas. As informações são do jornal O Globo.
Para pesquisa, foram analisadas o sangue de 4.219 pessoas pela equipe do Wellcome Trust Sanger. Realizado pelos cientistas, o mapeamento mostrou que 20% das pessoas na faixa dos 50 anos tem alterações que poderiam levar à doença. E esse índice chega a subir para 70% em pessoas na casa dos 90 anos.
Em entrevista à BBC, um dos pesquisadores George Vassiliou disse que havia suspeitas de que pessoas que sofrem essas mutações não necessariamente apresentam a doença. Vassiliou ainda salienta, que muitas pessoas, mais do que o esperado, começam o caminho em direção à leucemia, mas felizmente apenas alguns o fazem até o fim.
De acordo com o pesquisador, isso pode servir como um alerta: com o aumento da expectativa de vida, mais pessoas podem apresentar a doença. Os pesquisadores também acreditam que com o avançar dos estudos será possível identifica pessoas com risco de desenvolver leucemia e, no futuro, começar terapias preventivas.