Interação medicamentosa - Como ingerir a medicação

Interação medicamentosa - Como ingerir a medicação

Nesta quarta- feira ( 04/06) no programa Saúde no ar da Rádio Excelsior da Bahia e Rádio Web Saúde no ar, Patrícia Tosta entrevistou a farmacêutica bioquímica e especializada em farmácia hospitalar,  Rose Palma.

O tema do programa foi a interação medicamentosa.

Rose alerta a população que a combinação de remédios com sucos, leite, e outros alimentos podem reduzir ou potencializar os efeitos da medicação, prejudicando o tratamento.

O paciente deve ingerir a medicação de acordo com a prescrição médica. E nunca deve beber o medicamento com refrigerantes, bebidas alcoólicas, leite ( não foi prescrito pelo médico) porque essa ação pode causar sérios problemas .

Rose Palma afirma que o melhor é usar a medicação com água que é um veículo neutro.

“A interação medicamentosa se baseia na resposta farmacológica clínica, oriunda de uma interferência de ação de uma determinada substância que pode ser leite, suco ou até mesmo um alimento. O paciente usando o leite por exemplo, pode ocorrer do paciente não obter o efeito desejado da terapia dele. O leite contém calcio. Se o paciente ingere ferro, o cálcio vai impedir a absorção desse medicamento.”, afirmou Rosa Palma.

Em outras palavras, na linguagem popular, o leite corta o efeito do medicamento.

Assista o vídeo do Programa:

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *