Inclusão digital de pessoas com deficiência

Como parte do porgrama de incluão digital de pessoas com deficiência ,vai ser lançado hoje, às 10h, o programa Acessibilidade Digital Salvador. A iniciativa é uma parceria entre a Unidade para Pessoas com Deficiência do município (UPCD), a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) e o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comped), que ofertará cursos gratuitos de capacitação digital para este público.

A capacitação acontece na sede da UPCD, localizada na Rua Engenheiro Lima e Silva, Edifício Fernando José, 399, na Avenida Joana Angélica. A estrutura fica no mesmo prédio em que hoje está instalado o Instituto de Previdência do Salvador (IPS/Previs). O objetivo, segundo a gestora da UPCD, Risalva Telles, é contribuir para a completa formação do segmento, qualificando profissionais com os diversos tipos de deficiência – motora, visual, auditiva e intelectual – para que estejam aptos a lidar de forma menos desigual com as exigências do mercado de trabalho.

“Vamos dar início a uma série de cursos de informática básica, de modo a alcançar todas as especificidades referentes às pessoas com deficiência. A medida é uma forma de criar um instrumento para inclusão digital, buscando fomentar o empreendedorismo individual, com incentivo ao ingresso desses cidadãos no mercado de trabalho, gerando oportunidades através da capacitação, integrando e incluindo a partir da disseminação do conhecimento”, disse Risalva Telles.

Para Heliana Diniz, presidente do Instituto de Cegos da Bahia, O ICB oferece  uma série de habilitações que dá oportunidade aos PCDs de realizar coisas que eles achavam que não conseguiriam fazer.

Os cursos contarão, a princípio, com turmas compostas de 8 a 16 alunos e terão a duração de uma semana, sendo ministrados nos turnos matutino e vespertino. Os professores serão designados pela Cogel e pelo Instituto dos Cegos, de acordo com a demanda e a especialidade

Foto: Bruno Concha

Fonte:SECOM

Redação: Saúde no ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.