Ilhéus ganhará hospital de referência

Ilhéus ganhará hospital de referência

A região de Ilhéus, no litoral sul do estado, deverá ganhar um hospital de grande porte em fevereiro de 2017. A ordem para o início das obras foi dada nesta segunda-feira (09.11) pelo governador Rui Costa, que assinou a ordem de serviço no valor de R$ 77,5 milhões, durante visita ao município. O Hospital da Costa do Cacau, que é como será chamado o hospital, será referência em atendimentos de urgência e emergência em toda a região abrangendo 27 municípios . Na segunda etapa, mais R$ 14 milhões serão empregados para expansão de leitos e estrutura do hospital.

Segundo o governador, o hospital faz parte dos projetos da gestão que vão requalificar, dar mais conforto, dignidade, gerar empregos e renda para o povo baiano. “Sempre que vou ao interior, eu reafirmo meu compromisso com a saúde dos baianos, das crianças, jovens, idosos. Não tem como desenvolver uma região sem pensar nisso. O contrato é de 24 meses para conclusão, mas a construtora afirmou que pode entregar [em] 15 meses. Então tornamos o compromisso público”, afirmou Rui Costa.

Junto a junto a outros hospitais de referência do estado, a nova instituição de saúde de será capaz de atender os 780 mil baianos que moram na região sul, realizando procedimentos de média e alta complexidade, além de internamentos, atendimento ambulatorial em clínica geral, cirurgia, ortopedia e outras especialidades.

O hospital será construído numa área de cerca de 70 mil metros quadrados, e somente com a primeira etapa das obras, autorizadas pelo governador Rui Costa, o Hospital da Costa do Cacau terá capacidade para 179 leitos. Com a segunda e última etapa da construção, a instituição possuirá um total de 233 vagas, divididas entre as especialidades ofertadas. Serão 30 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico com sete salas, além de setores de hemodinâmica e imagenologia.

Para o subsecretário da Saúde do Estado, Roberto Badaró, o Hospital da Costa do Cacau representa a independência dos moradores da região sul em relação a outros centros de referência. “Equipamentos como esse levam atendimento de média e alta complexidade para o interior da Bahia, com estrutura de emergência 24 horas, capacidade para realização de cirurgias eletivas, ressonância. Isso é uma libertação para a região de qualquer outro centro no estado ou fora dele”, explicou o subsecretário.

Portal Saúde no AR

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.