A importância de um repouso adequado está no centro das discussões quando se fala em doenças provocadas pela má qualidade sono.
Na próxima segunda-feira, 16, o Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (Hupes) e vinculado à Empresa Brasileira de serviços hospitalares (Rede Ebserh ) promovem uma série de atividades educativas para alertar e detectar problemas relacionados ao sono.
As ações fazer parte do Dia Mundial do sono, cuja data foi comemorada na última sexta-feira, 13. A data visa destacar a importância do repouso adequado como um pilar da saúde, garantindo, assim, uma melhor compreensão cognitiva em relação à tomada de decisões e resolução de problemas.
Além de afetar o desempenho intelectual, o humor, a memória e o controle do peso corporal, a insuficiência de sono pode reduzir a imunidade e aumentar o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão. O sono reparador é essencial para um envelhecimento saudável, livre de doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer.
O ambulatório – O Ambulatório de Distúrbios do Sono Hupes é o primeiro oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. O serviço realiza a polissonografia, principal exame utilizado para investigação diagnóstica dos distúrbios do sono. Desde que foi inaugurado, em 2017, o Serviço já realizou cerca de quatro mil atendimentos de pacientes relacionados ao sono.
Após diagnóstico, o paciente é acompanhado no ambulatório. Têm prioridade aqueles com apneia obstrutiva do sono, especialmente a forma grave, devido à elevada prevalência e consequências clínicas. Para ser atendido no Hupes o paciente deve vir encaminhado pela rede básica de saúde, avaliado na instituição e direcionado ao ambulatório específico.
O Ambulatório de Distúrbios do Sono do Hupes, desde que foi inaugurado em 2017, atendeu cerca de quatro mil pacientes com problemas relacionado ao sono.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 02 de dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsáveis pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.