Hupes promove ações no Dia Mundial do Sono para alertar população sobre importância do repouso adequado

Hupes promove ações no Dia Mundial do Sono para alertar população sobre importância do repouso adequado

A importância de um repouso adequado está no centro das discussões quando se fala em doenças provocadas pela má qualidade sono.

Na  próxima segunda-feira, 16, o Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia  (Hupes) e vinculado à  Empresa Brasileira de serviços hospitalares (Rede Ebserh )  promovem uma série de atividades educativas para alertar e detectar problemas relacionados ao sono.

As ações fazer parte do Dia Mundial do sono, cuja data foi comemorada na última sexta-feira, 13. A data visa destacar a importância do repouso adequado como um pilar da saúde, garantindo, assim, uma melhor compreensão cognitiva em relação à tomada de decisões e resolução de problemas.

Além de afetar o desempenho intelectual, o humor, a memória e o controle do peso corporal, a insuficiência de sono pode reduzir a imunidade e aumentar o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão. O sono reparador é essencial para um envelhecimento saudável, livre de doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer.

O ambulatório – O Ambulatório de Distúrbios do Sono Hupes é o primeiro oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. O serviço realiza a polissonografia, principal exame utilizado para investigação diagnóstica dos distúrbios do sono. Desde que foi inaugurado, em 2017, o Serviço já realizou cerca de quatro mil atendimentos de pacientes relacionados ao sono.

Após diagnóstico, o paciente é acompanhado no ambulatório. Têm prioridade aqueles com apneia obstrutiva do sono, especialmente a forma grave, devido à elevada prevalência e consequências clínicas. Para ser atendido no Hupes o paciente deve vir encaminhado pela rede básica de saúde, avaliado na instituição e direcionado ao ambulatório específico.

O Ambulatório de Distúrbios do Sono do Hupes, desde que foi inaugurado em 2017, atendeu cerca de quatro mil pacientes com problemas relacionado ao sono.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 02 de dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsáveis pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *