HQ ensina a combater o Aedes aegypti

Para incentivar o combate ao Aedes aegypti, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) criaram uma história em quadrinho ensinando o combate ao mosquito que pode causar doenças como a zika e dengue.

Na história, quando casos de dengue são registrados num prédio, um trio de crianças descobre que é preciso eliminar os focos do mosquito, transmissor de dengue, zika e chikungunya. Para encontrar os locais onde o inseto pode se reproduzir e descobrir as melhores estratégias para combater o vetor, os personagens Alex, Camila e Gigi contam com a ajuda da ciência. Contudo, precisam enfrentar a síndica do edifício, que, por falta de conhecimento, dificulta o trabalho dos heróis. Essa é a trama da história em quadrinhos ‘Os defensores do prédio das Laranjeiras em: que mosquito é esse’, que está disponível online para download gratuito .

O roteiro da história é das biólogas Rafaela Bruno, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos do IOC, e Renata Maia, pesquisadora do mesmo Laboratório, e do químico Victor João da Rocha Maia Santos, professor do CAp-UFRGS. As ilustrações são do quadrinista Pedro Ponzo. Com uma trama de aventura, a história aborda a biologia do Aedes, incluindo o ciclo de vida do mosquito, hábitos e aspectos morfológicos, e ensina a identificar focos de reprodução do inseto e como eliminá-los.

 

 

Foto: Reprodução

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe