Qdenga: Dourados é a 1ª cidade do Brasil a iniciar vacinação em massa

Dourados no Mato Grosso do Sul, é a primeira cidade do Brasil a iniciar a vacinação em massa contra a dengue. A imunização iniciou, às 10h desta quarta-feira (3), nos 35 postos de saúde espalhados pela cidade.

Atualmente com cerca de 243.368 mil habitantes, a estimativa do município é vacinar 150 mil moradores entre 4 e 59 anos com a vacina.

A cidade fez parceria inédita com o laboratório japonês Takeda, responsável por desenvolver a vacina Qdenga. Assim, possibilitando que o município, garantisse as primeiras doses do imunizante para realizar a vacinação em massa. A ação foi anunciada no início de dezembro. Dias após, o Ministério da Saúde divulgou que a vacina Qdenga seria incorporada ao Plano Nacional de Imunizações (PNI).

O imunizante possui duas doses, que devem ser administradas com intervalo de 3 meses. A mesma vacina já é comercializada na rede privada há oito meses, por R$ 450.

De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos; o imunizante foi o primeiro a receber autorização de aplicação no país contra o vírus da dengue. Durante os ensaios clínicos, a Qdenga mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação deve começar em fevereiro de 2024 no restante do Brasil. Contudo, a imunização não será em larga escala. Inicialmente, cerca 3,1 milhões de pessoas poderão ser imunizadas com a Qdenga.

Foto: Reprodução-EPTV

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe