Com apenas cinco anos prestando assistência à saúde, na capital baiana, o Hospital do Subúrbio- HS se destacou como a primeira unidade hospitalar, entre públicas e privadas, que mais captou e notificou órgãos para a realização de transplantes na Bahia, entre janeiro e agosto de 2015, segundo informou a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos – CNCDO-Ba.
De acordo com um levantamento realizado pela CNCDO-Ba, foram registradas 50 notificações de morte encefálica, resultando em 14 doações de múltiplos órgãos. Foram também notificados 62 transplantes de córnea – neste mesmo período no HS – que ocorreram 17 doações.
Simone Alencar, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes – CIHDOTT, do HS, salienta que infelizmente, os números efetivos de doações de córnea ficaram abaixo do esperado, justamente por conta da negativa familiar e de fatores clínicos que impedem a doação. Ela explica que a abordagem junto à família do possível doador ocorre apenas ao finalizar todo o processo de diagnóstico. Quanto decisão sobre a aceitação ou negação da doação, Simone esclarece que os membros da comissão fazem com que os familiares se sintam à vontade para fazer a escolha, ao acrescentar que esse é um trabalho de sensibilização realizado desde a entrada do paciente na instituição.
O reconhecimento da captação e diagnóstico de órgão do Hospital do Subúrbio se dá, principalmente, pela rapidez com que são abertos e fechados os protocolos, e pelo trabalho de conscientização, conforme informou a Secretaria da saúde do estado da Bahia – Sesab.
*Redação Saúde no Ar