Homenagens ao Dia do Médico

Homenagens ao Dia do Médico

37755715371_b8bcb096b0_zCondecorações da Ordem do Mérito Médico, honraria concedida a profissionais que prestaram serviços notáveis na área médica ao Brasil, foram entregues a 12 médicos ontem (17) pelo Governo Federal. A homenagem marca a semana em que se comemora o Dia do Médico.

A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto onde os profissionais receberam do Presidente da República, Michel Temer, condecorações nas classes: Grande-Oficial e Comendador. A Ordem do Mérito Médico foi criada em 1950 e é concedida após convite do Ministro da Saúde.

Os doze médicos receberam a condecoração por terem se destacado no decorrer do exercício da profissão, seja no setor público e/ou privado; no magistério da medicina ou ainda com obras relevantes aos estudos médicos. Na cerimônia de entrega, quatro dos doze médicos foram escolhidos para representar o grupo de homenageados.

Ao agradecer a homenagem, a médica Carmen Luiza Correa Ferna ressaltou a importância da atenção básica na resolução dos problemas de saúde da população. “Nós, que acreditamos na atenção básica, que é a porta de entrada no SUS, sendo responsável pela mudança dos indicadores de saúde na atenção primária, agradeço essa homenagem e amplio a todos que trabalham com essa área”, afirmou.

cremeb_dia_do_medicoJá o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) entrega o Diploma de Mérito Ético-Profissional a 80 médicos nesta quarta-feira (18), data em que se comemora o Dia do Médico, que neste ano completam 50 anos de exercício ininterruptos da profissão, honrando a Medicina, sem ter sofrido sanções éticas. A solenidade acontece no Salão Lotus do Hotel Fiesta (Itaigara), às 18h.

Dentre os médicos homenageados, está a médica fiscal do Cremeb, Dra. Marli Piva Monteiro, escolhida como a porta voz dos condecorados. O evento será ilustrado também pela outorga de citação elogiosa aos médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Unidade de Pronto Atendimento de Mar Grande e do Hospital Geral de Itaparica.

O reconhecimento será em especial pelos esforços empenhados durante o resgate das vítimas do naufrágio da lancha Cavalo Marinho I, ajudando a salvar vidas e reafirmando a sua dedicação à saúde da sociedade em geral, sempre atentos ao zelo e trabalho no perfeito desempenho ético da Medicina.

Outra ação no Dia do Médico é a transmissão do cargo de coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas da Bahia (Cosemba), instituído pelo Cremeb, Associação Baiana de Medicina (ABM), representada na ocasião pelo seu presidente Dr. Robson Freitas de Moura, e Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), representado na solenidade pelo seu presidente Francisco Jorge Magalhães.

Conforme Regimento Interno, que prevê um rodízio anual entre as três entidades, quem ficará à frente do Cosemba nos próximos 12 meses é o Sindimed. Além das homenagens e transmissão do cargo de coordenador do Cosemba, os presentes poderão assistir à apresentação do Coral Pentágono, regido pelo Maestro Carlos Veiga Filho, preparador vocal, arranjador e diretor musical do grupo.

Números – No Brasil, existem 730 mil médicos formados ou que tiveram seus diplomas legalmente revalidados, sendo cerca de 480 mil ativos. Na Bahia, há 31.357 profissionais inscritos no Cremeb, sendo 22.055 na condição de ativos. Esse resultado coloca o estado na primeira posição no ranking de médicos em atividade do Nordeste. Já a nível nacional, a Bahia ocupa o sexto lugar na quantidade de profissionais ativos, ficando atrás de São Paulo (134.192), Rio de Janeiro (64.584), Minas Gerais (66.339), Rio Grande do Sul (30.861) e Paraná (25.163).

Entre as curiosidades sobre os médicos ativos na Bahia hoje, está a predominância do sexo masculino. Ao todo, são 12.080 homens e 9.975 mulheres. A maior concentração de profissionais está em Salvador, com 12.285 cadastros. Em seguida estão as cidades de: Feira de Santana (1067), Vitória da Conquista (914), Lauro de Freitas (489) e Itabuna (484). No quesito especialidades, com título registrado no Cremeb, a maior concentração é de cirurgia geral (1.148), depois vem pediatra, com 1.119, ginecologia e obstetrícia (1.118), anestesiologista (718), oftalmologia (686) e cardiologia (642).

 

Fonte: Ministério da Saúde/Ascom CREMEB

Foto: Erasmo Salomão-MS/Ascom CREMEB

Redação Saúde no Ar

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *