Descartado caso de ebola no DF

Descartado caso de ebola no DF

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal descartou nesta quinta (18.06) um possível caso de ebola na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho 2, no Distrito Federal. A secretaria constatou serem fantasiosos os relatos de um homem com sintomas característicos da doença, que disse ter viajado recentemente à África.

O homem, um espanhol de 41 anos, foi ao Hospital Regional de Sobradinho no dia 15 reclamando de febre alta — não mensurada — e dores. Ele foi diagnosticado com infecção urinária e voltou para casa. No dia posterior ele esteve na UPA, relatando os mesmos sintomas. Depois, na tarde desta quarta, contando que viajou para a Libéria no início do mês e dizendo que um amigo que o acompanhava morreu da doença em São Paulo.

A secretaria tomou as providências previstas no protocolo de casos suspeitos da doença: isolou o paciente e passou a investigar a história contada. Após conversar com parentes do homem, a secretaria constatou que ele não havia saído do Distrito Federal, conforme publicado no site do Terra.

O ebola é uma doença infecciosa grave provocada por um vírus. Os sintomas iniciais são febre de início repentino, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Em seguida, aparecem vômitos, diarreia e sangramentos internos e externos. Ela é transmitida pelo contato direto com os fluidos corporais da pessoa infectada: sangue, suor, saliva, lágrimas, urina, fezes, vômito, muco e sêmen. Não há risco de contaminação pelo ar.

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.