HGVC será transformado no maior complexo de oncologia do interior da Bahia

HGVC será transformado no maior complexo de oncologia do interior da Bahia

Segundo o governo do estado, a desapropriação do prédio onde hoje funciona o Instituto Conquistense de Oncologia (Icon) e dos terrenos vizinhos tem o objetivo de  ampliar os serviços, transformando o Hospital Geral Vitória da Conquista (HGVC) no maior complexo hospitalar do interior da Bahia dedicado ao tratamento de pacientes com câncer.

O secretário de Saúde da Bahia, Fabio Vilas-Boas, explica “Reitero que não haverá desassistência à população e que são improcedentes, descabidas e levianas as acusações feitas recentemente por pessoas mal intencionadas, cujo único objetivo é o de gerar insegurança e medo na população”, enfatiza o gestor estadual.

Vilas-Boas, também informou que   os pacientes do Icon passarão a ser atendidos no HGVC, sem qualquer prejuízo às rotinas de tratamento. Ainda de acordo com o secretário, os profissionais de saúde do Icon serão aproveitados, dada a sua experiência e qualificação específica no trato de pessoas com câncer.

Mais de R$ 60 milhões já foram investidos pelo Governo do Estado no município de Vitória da Conquista somente na área da saúde, dotando a região de um dos maiores complexos assistenciais de saúde da Bahia. Integram o complexo o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo III, uma policlínica regional, um centro de diagnóstico por imagem e uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.

“É lamentável, entretanto, que alguns políticos e profissionais de imprensa da região não estejam bem informados quanto aos investimentos realizados pelo Governo do Estado no município, ou queiram, deliberadamente, minimizar todo o esforço que vem sendo feito para melhorar as condições de vida da população de Conquista, sobretudo na área saúde”, afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

De acordo com o titular da pasta estadual da Saúde, “o governador Rui Costa segue determinado a ampliar e descentralizar os serviços de média e alta complexidade, permitindo assim, que a população de Conquista e região não precise se deslocar para a capital”, ressalta o secretário.

Segundo o secretário Fábio Vilas-Boas, os novos leitos serão divididos em duas enfermarias. “Serão 24 leitos cirúrgicos e 24 leitos clínicos. Com isso, vamos desafogar as UTIs e aumentar o número de procedimentos realizados na cidade e região. Quando inaugurarmos o Centro de Trauma da região do sudoeste, teremos mais 75 leitos dedicados, exclusivamente, à ortopedia”, revela o titular da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

Fábio Vilas-Boas esteve em Vitória da Conquista durante à tarde desta terça-feira (19), onde participou da I Mostra de Experiências da Atenção Primária à Saúde da Macrorregião Sudoeste.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *