Doe sangue no verão

Doe sangue no verão

hemoba_01

O aumento da demanda de transfusões de sangue durante o verão faz com que o Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) faça um apelo à população para comparecer a uma das unidades para doar sangue, principalmente do tipo O negativo, que se encontra com o estoque baixo. O objetivo é aumentar os estoques de hemocomponentes em todo o estado.

O Hemoba busca amenizar a queda nas doações para evitar crises no fornecimento nos hospitais e unidades de pronto-atendimento. Neste período, é comum que haja uma redução no comparecimento de doadores (fidelizados ou não) devido ao período festivo e de férias escolares. O movimento intenso nas estradas também faz com que surjam acidentes envolvendo vítimas que precisam de sangue.

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior), não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos.

Não podem doar sangue mulheres grávidas, ou em fase de amamentação; aqueles que tiverem ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação; que tiverem feito tatuagem ou piercing há menos de 1 ano; e os que tiveram hepatite após os dez anos de idade.

Em Salvador, os candidatos podem comparecer ao hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, na Avenida Vasco da Gama. O hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

Os voluntários também têm a opção de doar sangue nos Hemóveis (unidades móveis da Hemoba), no Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h / 13h às 16h30, e no Hospital Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 07h10 às 11h30 / 13h às 16h.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.