Hemoba mobiliza grupos para manter estoque de sangue

Hemoba mobiliza grupos para manter estoque de sangue

Para manter o estoque de sangue em nível seguro durante o período de manutenção preventiva das Unidades Móveis de Coleta (Hemóveis), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) tem investido na mobilização de grupos de doadores fidelizados.

A campanha, intitulada “Operação Verão”, pretende atrair doadores para uma das 25 unidades fixas de coleta distribuídas em todo o Estado. Nas próximas semanas a Fundação deseja aumentar o número de comparecimento de doadores. A realização de campanhas voltadas para o agendamento de grupos de doadores e promovendo o atendimento em horário estendido aos sábados, conhecido como “Sabadão Solidário”.

Segundo o diretor da Hemoba, Fernando Araújo, a estratégia é necessária por conta da manutenção dos Hemóveis. “Em nível de captação, as Unidades Móveis representam quase 40% das coletas que realizamos, superando 23 das 24 unidades de coleta no estado. Estamos mobilizando o público da capital para que doem na sede da Hemoba e nas unidades de Cajazeiras, Hospital do Subúrbio e Hospital Santo Antônio”.

Iara Matos, coordenadora de Captação e Coleta, ressalta que a Hemoba está aberta para novas parcerias. “Essa relação que temos com os doadores fidelizados é fundamental. Costumamos agendar os grupos durante as tardes, período em que a unidade fica mais vazia. Convidamos diversos segmentos da sociedade, como por exemplo, empresas, igrejas, unidades de saúde, universidades e associações. Essa participação faz toda a diferença”, ressalta.

Para agendar a doação em grupo, é preciso mandar um e-mail formalizando o pedido para o setor de Captação de Doadores, [email protected] , informando o nome do grupo e a quantidade de doadores. Cada grupo recebe um código personalizado para que realizem a doação. Através deste código, é possível contabilizar o número de candidatos à doação que foram mobilizados pelo grupo e compareceram ao hemocentro.

Sobre a doação de sangue

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *