Gripe aviária se espalha pela África

Gripe aviária se espalha pela África

gripe-aviariaUm vírus extremamente contagioso da gripe aviária está se espalhando pela África Ocidental. Nesta segunda-feira (20), a agência de alimentos da Organização da Nações Unidas – ONU, alertou   que o vírus está exterminando as criações avícolas, além de causar o medo de que se espalhe das aves para pessoas.

Ao longo dos últimos seis meses, mercados e fazendas na Nigéria, Burkina Fasso, Níger, Costa do Marfim e Gana foram afetados pelo vírus letal H5N1, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO.

Se a expansão do vírus continuar, poderá afetar mais de 330 milhões de pessoas em toda a África Ocidental, comprometendo a segurança alimentar e a saúde das pessoas –  em uma região que ainda se recupera da crise do ebola.

Em comunicado, o chefe da divisão de saúde animal da FAO, Juan Lubroth, disse que são necessárias medidas urgentes para reforçar a pesquisa veterinária e sistemas de informação de casos, para combater a doença na raiz, antes que haja disseminação para os seres humanos.

De acordo com a FAO, somente na Nigéria, desde o ano passado 1,6 milhão de aves foram mortas pelo vírus ou abatidas para impedir a sua propagação – situação que prejudicou a economia local.

Casos de gripe aviária, não foram identificados em outros países do oeste africano, tais como: Benin, Camarões, Mali e Togo, todavia a monitoração continua sendo realizada para evitar a sua propagação, segundo informações da FAO.

A FAO também informou que a produção de aves cresceu rapidamente em toda a África Ocidental na década passada.

Fonte: Da Reuters

L.O.

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *