Governo inclui grávidas e puérperas no grupo prioritário para vacinação

Governo inclui grávidas e puérperas no grupo prioritário para vacinação

Com nova nota tecnica, o Ministério da Saúde decidiu incluir todas as gestantes e puérperas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o MS por conta do aumento novo casos de covid-19 passou a ser necessário a incersão do novo grupo; “Considerando ainda o momento pandêmico atual no Brasil com elevada circulação do SARS-CoV-2 e aumento no número de óbitos maternos pela Covid-19; ficou entendido que, neste momento, é altamente provável que o perfil de risco verus benefício na vacinação das gestantes seja favorável”, afirmou em nota.

Dessa forma, o comunicado completa que “Portanto, o Programa Nacional de Imunizações […] decidiu por recomendar a vacinação contra a Covid-19 de todas as gestantes e puérperas e incluí-las nos grupos prioritários para vacinação“.

Além disso, o documento pede prioridade na vacinação de mulheres grávidas e puérperas que tenham comorbidades na 1ª fase.Por outro lado na 2ª fase, gestantes e puérperas podem ser incluídas no cronograma independentemente das condições pré-existentes.

Segundo estimativa do Ministério da Saúde o Brasil possui cerca de 3 milhões de gestantes e puérperas anualmente. A vacinação deve ocorrer independentemente da idade gestacional. Ainda assim, o MS ressalta que mulheres puérperas que estejam amamentando devem manter a amamentação.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Pfizer: Israel investiga casos de inflamação no coração de vacinados

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *