Portal Saúde no Ar

 

Governo Brasileiro Cobra Explicações dos EUA sobre Tratamento Degradante a Brasileiros Deportados

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) solicitará explicações ao governo dos Estados Unidos devido ao tratamento degradante dispensado a 88 brasileiros deportados, que chegaram ao Brasil algemados nos pés e nas mãos. A decisão foi tomada após reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o delegado Sávio Pinzón, superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, e o major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional.

Os passageiros, inicialmente previstos para desembarcar em Belo Horizonte na sexta-feira (24), precisaram pousar em Manaus (AM) devido a problemas técnicos na aeronave, que apresentava defeitos no sistema de ar condicionado. Os brasileiros foram recebidos pela Polícia Federal, que, seguindo determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, removeu as algemas imediatamente, em respeito à soberania nacional e aos protocolos de segurança brasileiros. A Polícia Federal também proibiu a retomada do uso de algemas pelos agentes estadunidenses.

Em nota oficial, o MRE afirmou que o tratamento violou os termos do acordo firmado com os Estados Unidos, que exige condições dignas, respeitosas e humanas para repatriados. Segundo o comunicado, “o uso indiscriminado de algemas e correntes, associado às péssimas condições da aeronave, é inaceitável”. O grupo pernoitou em Manaus e foi transferido no sábado (25) para Belo Horizonte em um avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), que aterrissou no Aeroporto Internacional de Confins às 21h10.

Desde 2018, o Brasil permite voos de repatriação para reduzir o tempo de permanência de cidadãos brasileiros em centros de detenção nos EUA por imigração irregular. Entretanto, o governo brasileiro considera inaceitável que as condições acordadas não sejam respeitadas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a adoção de medidas imediatas para assegurar a dignidade e a proteção dos brasileiros deportados.

O Ministério das Relações Exteriores enviará um pedido formal de esclarecimento ao governo norte-americano e continuará monitorando as mudanças nas políticas migratórias dos EUA para proteger os direitos dos brasileiros que residem naquele país.

Foto: Agência Gov

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe