SAÚDE NO AR

Fusão nuclear: o laboratório que está prestes a atingir um marco na busca pela energia ilimitada

A National Ignition Facility (NIF) em Livermore, Califórnia, está a um passo de alcançar uma fusão nuclear poderosa, utilizando um laser para aquecer e comprimir combustível de hidrogênio. Dessa forma, a partir de um experimento realizado em agosto de 2021, o laboratório em breve alcançará a meta de “ignição”, quando a energia liberada pela fusão superará a liberada pelo laser.

A fusão é um tipo de energia nuclear diferente do processo de fissão; usado desde 1950 nos reatores de energia atômica. Na fusão, a energia é gerada a partir da união de átomos, enquanto na fissão ela é subproduto da divisão de átomos. O processo, é o mesmo processo que acontece no Sol, e exige calor e pressão extremos. Uma vez dominada; contudo, poderia fornecer uma fonte de energia limpa e ilimitada.

Assim, o experimento deste mês conseguiu um resultado oito vezes maior do que o recorde anterior (no início deste ano) e 25 vezes o rendimento de experimentos realizados em 2018.

De acordo com os cientistas do NIF, acreditam terem alcançado algo chamado de “plasma ardente”, onde as próprias reações de fusão dão calor para mais fusão. Isso é vital para tornar o processo autossustentável e com alto rendimento.

“Acreditamos que nosso experimento chegou neste estágio, mas ainda estamos fazendo análises e simulações para ter certeza de que entendemos o resultado”, explica Debbie Callahan.

A construção da National Ignition Facility (NIF) nos Estados Unidos começou em 1997 e foi concluída em 2009. Os primeiros experimentos para testar a potência do laser começaram em outubro de 2010.

Além disso, outra função do NIF é monitorar a situação e segurança do estoque de armas nucleares dos Estados Unidos. Às vezes, os cientistas que precisam o usar o enorme laser para a fusão têm que dividir o tempo com experimentos voltados para segurança nacional.

Esse é um dos vários projetos pelo mundo voltados para a pesquisa com fusão. Um deles é a instalação ITER, orçada em bilhões de euros e atualmente em construção em Cadarache, França.

Fonte: BBC

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.