Força eletrostática contra mosquitos

Força eletrostática contra mosquitos

mosquitoCientistas holandeses descobriram um novo método de aplicar inseticida, que pode ajudar no controle de doenças como a malária.  No artigo publicado na 'Proceedings of the National Academy of Sciences', o pesquisadores afirmam que  sprays inseticidas com base em água e mosquiteiros, que às vezes levam baixos níveis de inseticida, nem sempre matam os mosquitos, permitindo que os insetos desenvolvam resistência, um problema grave em locais onde a malária é endêmica.

O novo método que consiste na aplicação de inseticida a telas se mostrou 100% eficaz no combate a alguns tipos de mosquito, de acordo com o estudo internacional. Funciona da seguinte maneira: uma cobertura eletrostática permite que a tela carregue doses maiores de inseticida do que as que existem normalmente. Em testes, a força eletrostática matou muito mais mosquitos que telas convencionais.

A técnica foi testada em diferentes tipos de mosquitos na África do Sul, Tanzânia e no laboratório da Liverpool School of Tropical Medicine.  Enquanto as telas comuns matam 10% dos mosquitos, a eletrostática  mostrou-se 100% eficaz para mosquitos resistentes, de acordo com o estudo.

Marit Farenhorst, da Universidade Wageningen, na Holanda, que liderou a pesquisa, disse que a cobertura poderia ser usada em telas em janelas e portas pela casa, em cortinas e paredes, e ainda em armadilhas para mosquitos e canos de ventilação. "É uma nova forma de tentar pegar e exterminar mosquitos".

Farenhorst também disse que o novo método seria adequado para diferentes tipos de inseticidas químicos. Mas que a cobertura provavelmente não seria tão eficiente em mosquiteiros de camas porque as pessoas tocam neles ou lavam o tecido com frequência, então o inseticida sairia com o tempo.

A.V.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *