Fim Outubro Rosa: alerta continua

Fim Outubro Rosa: alerta continua

A campanha Outubro Rosa chegou ao fim, mas o alerta continua. A prevenção e o diagnóstico precoce ainda continuam sendo os grandes aliados contra a doença, que acomete não somente as mulheres, mas também os homens, apesar de muito mais raro.

Isto é especialmente problemático porque, se os sintomas surgem, os homens podem ser mais lentos ou mais relutantes em buscar cuidados do que as mulheres. “Os homens não pensam que possa ser câncer de mama; eles pensam que é outra coisa. Como com qualquer câncer, a chance de se espalhar é alta se você espera,” alerta Annette Schork, pesquisadora da Universidade de Michigan (EUA).

Dadas as peculiaridades do câncer de mama masculino, Schork e sua equipe relacionaram cinco fatos importantes aos quais os homens devem atentar para não serem pegos de surpresa. Os homens geralmente têm menos tecido mamário, de modo que um nódulo pode ser mais evidente em comparação com o que pode ser encontrado durante o autoexame ou a mamografia de uma mulher.

“Mesmo que eles ignorem, provavelmente é mais visível – essa é a vantagem que os homens têm,” diz a pesquisadora Kim Zapor, acrescentando que um nódulo pode aparecer ao redor do mamilo ou das axilas. A pele também pode se enrugar ou retrair nesses pontos.

Assim como nas mulheres, ter parentes de primeiro grau, como um irmão ou um pai afetado pelo câncer de mama – particularmente outro homem – aumenta o risco do câncer de mama masculino. Da mesma forma, a presença dos genes BRCA1 e BRCA2 parecem estar ligados ao câncer de mama em ambos os sexos.

Como também é o caso das mulheres, um homem é mais propenso a desenvolver câncer de mama à medida que envelhece – em torno dos 68 anos para cima, de acordo com a Sociedade Norte-Americana do Câncer. Os fatores universais de risco incluem o excesso de peso, doença hepática e certos tratamentos contra o câncer de próstata. “Qualquer coisa que esteja alterando os níveis de hormônio e produzindo mais estrogênio no corpo”, diz Zapor.

Diagnóstico e tratamento são os mesmos para homens e mulheres

Após a descoberta inicial do tumor em um paciente do sexo masculino, os médicos realizarão uma mamografia ou exame de ultra-som e, em seguida, farão a biópsia do seu tecido. “Depende do estágio, mas os homens são tratados da mesma maneira,” ressalta Zapor. Isso pode incluir cirurgia (a mastectomia é a mais típica), seguida, se necessário, por quimioterapia e/ou radioterapia.

Com conhecimento sobre seus fatores de risco e com atenção a eventuais nódulos, é importante visitar um médico ao primeiro sinal de preocupação, recomenda Schork. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

É o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, superado pelo câncer de pele não-melanoma. Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado em homens. Existe tratamento para câncer de mama, disponível gratuitamente a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Fonte: Diário da Saúde

Foto: Diário da Saúde

Redação Saúde no Ar

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.