Frota de ônibus elétrico está sendo testada em Salvador

A partir desta terça-feira (16, )uma frota de ônibus totalmente elétrico será testado no sistema público de transporte de Salvador até o dia 16 de agosto.  Os veículos da empresa chinesa BYD vão circular com tarifa normal, durante 30 dias.

O objetivo da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) é checar a adequação do veículo às condições do dia a dia do transporte coletivo e as características geográficas da cidade.

Os veículos tem capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados e são 100% elétricos, não emite qualquer tipo de poluição. O ônibus possui dois motores, sendo um em cada roda, freio ABS, potência de 400cv e consegue rodar 250km com a bateria completa, que leva até 4 horas para ser recarregada.

O secretário da Semob, Fábio Mota, destacou os pontos positivos deste tipo de transporte.  “Nós estamos testando as questões da autonomia e da logística do carregamento, assim como a funcionalidade do veículo. O ônibus elétrico é uma tecnologia limpa. É evidente que, entre ele e o normal, o elétrico leva todas essas vantagens por ser um aliado do meio ambiente” afirmou.

O teste vai permitir que a direção da Semob possa  tomar uma decisão futura, tanto para a operação do transporte em outros modais, a exemplo do BRT, quanto a possibilidade de utilizar futuramente o ônibus em linhas convencionais do transporte público.

 

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.