Feira de saúde prossegue nesta terça- feira (01) - Outubro Rosa em Salvador

Feira de saúde prossegue nesta terça- feira (01) -  Outubro Rosa em Salvador

A feira de saúde da mulher, no bairro da Ribeira, abriu na segunda-feira, 30, a programação para o Outubro Rosa – mês de conscientização de prevenção do câncer de mama e colo de útero. A ação prossegue até esta terça-feira, 1°, em Salvador.

Das 8h às 16h, o caminhão do Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa (INTS), parceiro do evento, oferta 80 vagas por dia para realização de mamografias. As interessadas devem ter entre 50 a 69 anos e apresentar o cartão do SUS e RG. Mulheres a partir de 35 anos, que tenham a doença no histórico familiar, também poderão fazer o exame.

Além disso, na feira é possível ter acesso a consulta médica, antropometria, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, realização de exame clínico das mamas e encaminhamento para mamografia na rede municipal.

Os profissionais de saúde também realizam testagem rápida de sífilis, HIV e hepatite, aconselhamento e encaminhamento dos casos confirmados de sífilis para administração de penicilina na unidade de saúde, além de dispensação de preservativos femininos, masculinos e lubrificantes.

As atividades educativas também fazem parte do evento, com palestras para autocuidado das mamas, planejamento sexual e reprodutivo, hábitos saudáveis e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *