Fatores que causam baixa estatura

Fatores que causam baixa estatura

baixinhaUm problema que incomoda muita gente, principalmente aos meninos, é a baixa estatura. Mas o que é mesmo baixa estatura? Significa que a pessoa está abaixo da altura média para sua idade e sexo.

As causas são variadas e a altura da pessoa pode estar relacionada a fatores genéticos: pessoas que têm pais mais altos costumam crescer mais. Já pessoas com pais mais baixos costumam ter baixa estatura, o que é normal.

No entanto, existem condições que podem causar baixa estatura, como deficiência do hormônio do crescimento (GH), problema que pode ocorrer durante a infância e cujo principal sinal é o crescimento lento.

Crianças nessa situação também podem apresentar excesso de açúcar no sangue ou obesidade infantil.

Problemas relacionados à baixa estatura

• A síndrome de Cushing é outro problema que ocorre quando há muito cortisol (hormônio do estresse) causando aumento do peso, enquanto a altura permanece constante.

• O hipotireoidismo, ou seja, a redução da produção dos hormônios da tireoide, que regulam todo o metabolismo é outra causa. Um de seus sintomas é o crescimento mais lento, quando aparece na infância ou adolescência e não é tratado adequadamente.

• A baixa estatura, relacionada à desnutrição, que impede que a criança atinja todo seu potencial de crescimento, porque o corpo se torna fraco e os tecidos musculares e ósseos são prejudicados. De acordo com a Human Growth Foundation, a desnutrição é uma das principais causas de crescimento lento ao redor do mundo.

• O retardo do crescimento intrauterino que ocorre com o feto ainda no útero, mas o crescimento da criança ao longo da vida é proporcional, ou seja, a pessoa sempre terá uma estatura mais baixa.

• O nanismo, quando a estatura baixa ocorre por um crescimento inadequado dos ossos e cartilagens e pode ocorrer com membros ou troncos mais curtos do que o normal.

• Acondroplasia, uma síndrome genética em que há um retardo desproporcional do crescimento. Em geral, pessoas com este problema têm a cabeça mais larga, os membros mais curtos e o tronco dentro das proporções normais.

Outras condições

As causas da baixa estatura não acabam por aí: anemia, infecções, alergias alimentares, e algumas doenças crônicas também estão ligadas a questão e entre elas temos: doenças cardiovasculares, problemas renais asma diabetes e artrite reumatoide juvenil.

Fonte: Minha Vida
A.V.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *